sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Indo para a Europa em boa companhia!

   Air France... Muita gente tem aquele medinho de avião e ele só piora quando você precisa fazer uma longa viagem com uma companhia de avião conhecida por um grave acidente... Esse foi meu caso.
Antes de comprar o bilhete, resolvi dar uma pesquisada e encontrei pouca coisa sobre a companhia, apenas sobre o acidente de alguns anos atrás (2009 acho), o que só me deixou mais assustada. Mas, se você é um leitor atento, percebeu que estou aqui escrevendo esse texto e que portanto, de duas, uma: Ou eu acabei não fazendo a tal viagem, ou fiz e não morri. Sim, a segunda opção é a correta! :)
Então, foi aí que tive a ideia de deixar registrado os prós e contras dessa e de outra viagem que fiz num passado recente caso alguém esteja com dúvidas em viajar "nessa ou naquela companhia".
Vou começar com a TAP, a primeira companhia aérea com a qual tive o prazer de voar!



A TAP é uma companhia de Portugal e, portanto, possui uma tripulação composta por portugueses (ao menos em sua maioria, creio eu). Viajei com eles em Julho de 2011. Julho, para quem não sabe, é considerada alta temporada para viagens à Europa porque é verão por aquelas bandas, mas não sei se isso interfere na qualidade do voo. No momento, todos foram muito simpáticos, atenciosos e eficientes, serviram refeições muito gostosas (que agora não me recordo quais), mas apenas três refeições em 12 horas de voo, nada nos intervalos...
Achei o voo bem tranquilo, poucas turbulências, e também havia televisõezinhas individuais com filmes que sequer ainda estavam em cartaz no Brasil, também tinha uma tela grande perto dos banheiros mostrando o caminho já percorrido pelo avião e o quanto ainda faltava, além de música gostosa para ouvir. Achei as poltronas espaçosas se comparadas com as de outras companhias. Apesar do preço salgadinho da passagem, o avião foi lotado, gente com bagagens enormes, crianças chatinhas, mas num geral, foi um voo agradável. O aeroporto de Portugal fica dentro de Lisboa, o que permite que você consiga ver a cidade quando está pousando. Mas uma vez lá, meu amigo, aí sim a coisa fica feia. De repente, os portugueses gatinhos e simpáticos somem, você acaba se deparando apenas com gente mal educada, com má vontade, que te trata como se estivessem te fazendo um imeeeenso favor. Ninguém sabe te informar nada direito apesar de falarem a mesma língua que você. Além do fato que o lugar é gigante, bagunçado, e você caminha, caminha, caminha e parece estar chegando a lugar nenhum. Na imigração, onde te liberam ou te devolvem pro seu país, os portugueses estavam com aquelas caras carrancudas insuportáveis típicas de oficiais que se sentem os seres mais importantes da face da Terra. Olha, não seria exagero comparar aquele lugar com o que descrevem do inferno, viu...

Agora, a Air France. 

Bom, nem preciso dizer que fui morrendo de medo né..
Até tive pesadelos e tive quase certeza que estava pressentindo o pior. Mas na verdade, se formos parar pra pensar, neste momento há sei lá quantos aviões da Air France no céu e tem sido assim desde o acidente. Se você quiser escolher uma companhia prezando pela segurança, então deve mesmo escolhê-la, já que, pela lógica, eles devem tomar ainda mais cuidado com isso depois do ocorrido. Certo?
Dito isso, entrei no avião com o ** na mão e torcendo para dar tudo certo. Deu mais certo do que imaginava. A companhia é francesa e holandesa, mas a tripulação sabia português. Ainda assim, um dos mocinhos franceses da tripulação me ensinou a falar "Je peux aller à toilettes, s'il vous plaît?" ("Posso ir ao banheiro, por favor?"). Mas não posso dizer que eram tão simpáticos e amigáveis quanto a tripulação portuguesa, não.
A comida era muito boa, também três refeições principais, mas a tripulação ofereceu aperitivos o tempo todo e estava à sua disposição sempre que te desse na telha. Eu, por exemplo, fui comendo amendoins franceses (tipo japonês, com casquinhas de todas as cores e sabores... mmm) e tomei vinho, champagne, meus vizinhos tomaram cerveja, refrigerante, água, sucos, biscoitinhos, café, chá, enfim, eles te serviam de praticamente qualquer coisa, era só pedir. Só não tirei mesmo a barriga da miséria ali porque era complicado ficar pedindo licença pras pessoas pra ir até o banheiro, uma vez que eu estava no meio. Aliás...
As poltronas eram bem apertadas, não tinha muito lugar pra pôr os pés e eu fiquei ainda pior que os outros porque preferi colocar minha bagagem de mão debaixo da poltrona ao invés de colocar no bagageiro de cima. Mas haviam filmes que estão em cartaz agora na Europa, como por exemplo a animação Lorax (quando sair em cartaz no Brasil, não percam! Muuuuito legal ^^), tinha também filmes antigos brasileiros, comédias românticas,  alguns episódios de Friends (!!!) e de outras séries famosas, além de todo tipo de música (você podia escolher o tipo de música, se queria alguma estação de rádio, cd ou uma seleção de videoclipes. Eu ouvi um cd inteiro do Michael Jackson e vi uma das seleções de clipes, que incluíam a fofa 'Somebody that I used to know' do Gotye)! E ainda tinha joguinhos para jogar, um pouco infantis, mas eu me diverti com o come-come. Não explorei muito os jogos, mas como o controle da tv se transformava em um joystick da nintendo (juro!), creio que havia jogos legais sim.

Houveram muitas turbulências e eu fiquei apavorada, mas as televisões (que também eram individuais) possuía um canal que alternava informações sobre a viagem (temperatura externa, altitude, latitude, hora local, tempo de voo e previsão da hora de chegada), depois a tragetória do avião em diferentes ângulos e, por fim, a vista externa a partir de uma câmera acoplada ao avião. É.
A viagem foi, portanto, ainda mais agradável do que com a também bastante agradável TAP. Ambas são companhias boas e um tanto carinhas, mas sem sombra de dúvidas, o que faz mesmo a Air France ser a favorita aqui é o atendimento no aeroporto de Paris. Só de lembrar do aeroporto português me vem uma ânsia. Em Paris não... todos muito cordiais, atenciosos, sempre dispostos a ajudar... se são capazes disso, aí já é outra história.
Uns me disseram que eu tinha que pegar minha bagagem lá mesmo, e me mandavam ir pra tal lugar do aeroporto. Chegando lá, outros me diziam que não, que eu deveria pegar minha bagagem no ponto final da viagem, ou seja, na Bélgica, que então eu deveria ir para o lugar de embarque de aviões. Chegando lá, neguim me disse que eu ía de trem e não de avião, e que eu precisava da minha bagagem, e lá ía eu para estaca zero. Mas em nenhum momento as pessoas me trataram mal ou com má vontade, portanto, sequer fiquei puta com a falta de organização deles. Teve um moço que me viu com as bagagens e foi me pedir desculpas por ter dito que eu deveria pegá-las na Bélgica! Em Portugal, esquece, isso jamais aconteceria, certamente o cara ía rolar os olhos pra cima e dar de ombros (adoro essa expressão! :-P).

Enfim, espero que esse text(ã)o ajude a você, leitor aflito, a decidir-se melhor quando precisar escolher entre essas duas companhias ou quando quiser saber mais sobre uma delas. :)


---------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. To esperando um texto sobre KLM agora!

    ResponderExcluir
  2. Então eu vou de air france?

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo plenamente com o que voce disse sobre a TAP, unica cia qual eu viajei até hoje.
    O que me deixou com mais raiva foi que eu estava ali de passagem, eu não ia ficar no país, era só uma escala, e eles me trataram como uma imigrante que não devia ter saído do seu país, me olhavam com aquela cara de desdém, e ainda com desconfiança enquanto conferiam meu passaporte - eu não quero ficar na sua droga de país, fica com ele todinho pra voce, sua... sua... Portuguesa cretina - tive vontade de falar...
    Isso tudo aconteceu na ida, porém na volta, eu tbm fiz escala em Lisboa, estava uma loucura, o voo do dia anterior não tinha saído pro Brasil então tinham muitos, MUITOS passageiros querendo embarcar, uma quantidade que não caberia em um avião, obvio! Depois de esperar 1h mais ou menos, eles chamaram o voo pro Brasil e uma muvuca se formou, eu lá, no meio da multidão, sozinha, abraçada no meu travesseiro, devia estar com aquela cara do gatinho do Shrek, porque uma alma bondosa foi tocada naquela hora, e um moço da cia esticou a mão pra mim e me puxou do meio da multidão pra entrar no avião... Eu fiquei admirada com esse gesto, tinha muita gente na minha frente, eu estava bem no meio mesmo, ele se esticou bastante pra chegar até mim! Então acho que, o quero dizer é que ele era um bom funcionário... Ou ele foi uma boa pessoa pra mim, naquela hora, não sei rsrs :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...